LINHAS DE PESQUISA:
1 – EPISTEMOLOGIA: EDUCAÇÃO INTEGRAL E POLITECNIA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO
Com base nos conceitos de omnilateralidade e do trabalho como princípio educativo, discute-se a politecnia como princípio pedagógico da educação integral numa perspectiva marxista. Buscam-se as relações epistemológicas entre trabalho e educação, saúde e educação, arte e educação, esporte e educação, a partir das determinações específicas de cada área, com vistas à integração curricular entre conteúdos do ensino regular e atividades do turno sociocultural.
2 - POLÍTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL E SUSTENTABILIDADE SOCIAL NA AMAZÔNIA
Objetiva estudos na Amazônia, que possibilitem políticas educacionais para a sustentabilidade da educação integral. O conceito de sustentabilidade social compreende: o balanço do investimento em educação integral (dimensão econômica), a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos (dimensão social), a importância da diversidade cultural na formação social brasileira (dimensão cultural) e as conquistas epistemológicas e metodológicas da politecnia como princípio pedagógico.
3 - EDUCAÇÃO INTEGRAL, TRABALHO E PESQUISA NA TRANSIÇÃO DO FORDISMO PARA A SOCIEDADE DIGITAL
Estuda as alternativas da educação integral em face das mudanças de paradigmas técnico-econômicos e técnico-científicos na sociedade capitalista, levando em consideração as diferenças e desigualdades regionais do Brasil. Procura razões históricas do desenvolvimento regional desigual, apontando alternativas equacionadoras, que favoreçam, de um lado, ao aumento da capacidade competitiva da região Norte e, de outro, a diminuição das desigualdades sociais intrarregionais.