APRESENTAÇÃO
O Grupo de Pesquisa Fundamentos Epistemológicos e Experimentais da Pedagogia Histórico-Crítica – FEPHISC foi criado em 2002, com o objetivo de aprofundar a episteme da Pedagogia criada pelo eminente Educador Dermeval Saviani.
De 2002 a 2010 foram realizados vários estudos e experiências, dentre os quais o Projeto de Alfabetização na Vila Princesa (Lixão de Porto Velho, 2002-2004), uma tentativa de encontrar uma metodologia de alfabetização histórico-crítica; o Curso de Metodologia do Ensino Superior (2000-2007), que visou a uma prática na docência superior à luz da pedagogia Histórico-Crítica; e o Projeto Burareiro de Educação Integral (janeiro,2005 a agosto, 2006), o projeto mais exitoso tanto pelos resultados epistemológicos, quanto empírico-sociais, uma vez que se tornou a primeira política pública de educação integral no Estado de Rondônia e a base para a aprovação do PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA para o Mestrado em Educação da UNIR.
Findo esse período, coube ao grupo de pesquisa dar continuidade às pesquisas mais avançadas, especialmente, naquelas áreas onde se obteve os melhores resultados, quais sejam na área dos fundamentos da educação integral politécnica e nos fundamentos epistemológicos da pedagogia histórico-crítica, e abrir novas frentes de pesquisa, de acordo com os novos desafios colocados pelo Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia, cuja criação teve participação decisiva do CIEPES, inda sob a denominação de FEPHISC.
Por deliberação consensual, em 2010, o grupo passou a se chamar Centro Interdisciplinar de Estudos E Pesquisas em Educação e Sustentabilidade para atender aos propósitos do Instituto Tecnológico de Educação e Sustentabilidade, do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia, vez que esse instituto é produto direto da produtividade do Grupo de Pesquisa.
Hoje, o CIEPES está focado em pesquisas sobre "Educação integral e politecnia como princípio pedagógico", "Educação integral, trabalho e pesquisa na transição do fordismo para a sociedade digital", e "Política educacional, educação integral e sustentabilidade social na Amazônia", e conta com pesquisadores de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal, Rondônia; Manaus, Humaitá e Manacapuru, Amazonas; Santarém e Belém, Pará; Brasília, DF.
Link CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8087855122023018